Eixos

EIXOS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS DO VIII COPEDI e IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL

 

EIXO 1: Infância, democracia e movimentos sociais

Considerando que a história da educação infantil brasileira é indissociável da luta por direitos, este eixo pretende problematizar as relações entre Estado, sociedade, democracia, infância e movimentos sociais, com ênfase em pesquisas e relatos de experiência que apontam para criação, implementação, manutenção e ampliação dos direitos das crianças pequenas no Brasil.

Coordenação: Sylvie Bonifácio Klein (FPEI/PMSP), Eduardo Pereira Batista (FPEI/PMV, Fórum Municipal de EI de Vinhedo), Maria Letícia Nascimento Barros Pedroso Nascimento (USP) e Ivan Ferreira Santos Carvalho (FPEI/PMSP)

 

EIXO 2: “Vidas múltiplas, corpos, culturas e infâncias”

Este eixo abrange as pesquisas com enfoque na produção das culturas infantis pelas crianças de comunidades indígenas, remanescentes de quilombos, ribeirinhas; crianças sem-terrinhas, integrantes de ocupações e imigrantes, que revelam “vidas múltiplas” e, desse modo, a multiplicidade das infâncias em meio aos desafios territoriais enfrentados pelos grupos que representam na atualidade. O objetivo é trazer ao VIII COPEDI questões candentes para o pensamento sobre a infância enquanto categoria sociológica, que apresenta outras perspectivas de olhar para a análise da relação entre Estado e a garantia de direitos sociais.

Coordenação: Márcia Anacleto (Prefeitura Municipal de Campinas) e Márcia Gobbi (USP)

 

EIXO 3: Diversidades e diferenças: raça, gênero, sexualidade, deficiências, classe social e resistências ao fascismo desde a educação infantil

O debate a respeito das questões das diversidades e diferenças que marcam os tempos das infâncias e da contemporaneidade será proposto no contexto do VIII COPEDI com o objetivo de defender a garantia dos direitos fundamentais, próprios e inalienáveis dos bebês e das crianças pequenas e das/os docentes na educação infantil. Nessa perspectiva, esse eixo refere-se, especialmente, às experiências de resistência ao fascismo instalado no Brasil, com enfoque para as discussões de gênero/sexualidade, raça, deficiência, classe social e as suas intersecções face ao processo de exclusão, com vistas à constituição de uma Pedagogia que eduque para a equidade, emancipação, liberdade e defesa dos direitos humanos desde a pequena infância.

Coordenação: Waldete Tristão (FPEI/CEERT), Fernanda Cristina de Souza (FPEI/IFSP) e Peterson Rigato da Silva (FPEI/UNIMEP/Prefeitura Municipal de Piracicaba)

 

EIXO 4:  Pesquisas e experiências com bebês e crianças pequenas

Este eixo pretende apresentar, problematizar e debater pesquisas e práticas pedagógicas que valorizem: a escuta, a participação, o diálogo e as relações, contemplando o protagonismo dos bebês, das crianças e das professoras (es) em diálogo com as famílias, comunidades e universidades. Considerando que bebês e crianças são sujeito das experiências, este eixo busca destacar práticas educativas e pesquisas anti-adultocêntricas, que privilegiem: o brincar, as relações democráticas, os processos de criação, expressão, construção das culturas infantis, descoberta e interação de bebês e crianças com os ambientes e territórios, para além dos espaços das unidades de Educação Infantil. 

Coordenação: Andreia Regina de Oliveira Camargo (FPEI/Unifesp), Ketiene Silva (FPEI/Prefeitura Municipal de São Paulo), Renata Dias (FPEI/Prefeitura Municipal de São Paulo) e Gabriela Guarnieri de Campos Tebet (FPEI/ Unicamp)

 

Eixo 5: Infância e Arte

As questões acerca da arte suas interfaces com a infância e mais especificamente o espaço que ocupa na Educação Infantil tem sido pautada de muitas maneiras nas mais diferentes frentes. Não é de hoje que a arte mobiliza formas de controle e de resistência no universo cultural, político e acadêmico, bem como nos espaços educativos voltados para educar as crianças pequenas. De modo geral na Educação e mais especificamente na Educação Infantil, podemos pensar arte tanto em uma perspectiva disciplinar, como também de uma maneira transdiciplinar. O eixo “Infância e Arte”, aliando-se a proposta apresentada no VIII COPEDI, terá como objetivo refletir acerca das fronteiras (entendida aqui como aquilo que liga e não como aquilo que separa), dos “entres” Educação Infantil-infância-arte. Entendemos aqui que a discussão não deve se pautar na “arte como disciplina”, mas sim como atravessamentos e que a diretriz deve ser colocada naquilo que está “entre” esses referidos temas. Sendo assim, não é da Arte como uma disciplina, de uma disciplina de Arte para a Educação Infantil, mas sim de uma Educação que possa ser artística para a infância e para a criança pequena.  

Coordenação: César Donizetti Pereira Leite (Unesp, Rio Claro), Mairise Souza (FPEI)

 

EIXO 6 - Infâncias, brincar e liberdade 

Nesse eixo podem se inscrever trabalhos que se relacionem com o brincar na Educação Infantil em suas várias facetas e, ao mesmo tempo, em diálogo com os Estudos da Infância, trabalhos que a partir do brincar comuniquem as várias possibilidades de viver de meninas e meninos, considerando seus tempos, espaços e culturas (indígenas, quilombolas, caiçaras, ribeirinhas,  urbanas, do campo, de ocupações etc), classe social, relações étnico-raciais, de gênero e deficiência. Para Drummond, brincar é ser. Como liberdade, brincar é forma de resistir e comunicar o novo. 

Coordenação: Maria Walburga dos Santos (FPEI/UFSCar),  Sálua Guimarães (FPEI/Prefeitura Municipal de Campinas).